Pesquisadores

Pesquisadores/Docentes:

Ester

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento: Bolsista de Produtividade do CNPq, desde 2012. Professora PPG II Nível 3 da Universidade Tiradentes/UNIT. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação e leciona a disciplina História da Educação no Curso de Licenciatura de Matemática. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) . Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: intelectuais da educação, instituições educacionais e práticas escolares/ UFS. Foi coordenadora da área de ensino do PAEP/DPB/CAPES. Foi Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPEd, no período de 2011 a 2015. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação; membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisas (Auto)Biograficas; membro do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura/SE – ITBEC (1996). Integra o Conselho Editorial da Coleção Práticas Educativas, o Conselho Editorial da Revista Iberoamericana de Filosofia, Política e Humanidades – Araucaria, o Conselho Editorial da Revista História do Tempo Presente/UFS, Conselho Editorial da Revista Anais Municipais – Revista Semestral da Câmara Municipal de Aracaju (2005) e o Conselho Editorial da Typographia Editorial – T (2005). Aprovada em primeiro lugar no concurso público para admissão de professor substituto na disciplina Didática, realizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, em 18 de novembro de 2005.Publicou os livros Fontes para a História da Educação: documentos da Missão Presbiteriana dos Estados Unidos no Brasil (FAPITEC/EDUFAL, 2008); Educar, Curar, Salvar: uma ilha de civilização no Brasil Tropical (UNIT/EDUFAL, 2007); Ensino Superior em Sergipe – 1991-2004 (INEP, 2006); A Escola Americana de Sergipe (UFS, 2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Educação Protestante; Protestantismo; Religião; Presbiterianismo; Impressos; Cultura Brasileira; Cultura Norte-Americana; Associações Voluntárias.

 

RODORVAL-RAMALHO_guga-oliveira-53

  • José Rodorval Ramalho: Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, maçonaria – religião – modernidade, doutrina social da igreja católica e ongs.

 

lasb

  • Luís Américo Silva Bonfim: é graduado em Desenho Industrial (Projeto do Produto) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 1996), mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2000) e doutor em Ciências Sociais, pelo PPGCS/FFCH/UFBA (2007). Atualmente é Diretor do Centro de Cultura e Arte (Cultart/Proex/UFS), professor efetivo no Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) e professor colaborador nos Mestrados em Ciências da Religião (PPGCIR) e Cinema (PPGCINE), da Universidade Federal de Sergipe/UFS. É Coordenador do Grupo de Pesquisa/CNPq Observare/Observatório Multidisciplinar de Religiões e Religiosidades. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Humano, Teoria Sociológica, Teoria Antropológica, Antropologia Visual e Semiótica, além de atuar em atividades de extensão universitária e pesquisa, em especial no campo das religiosidades populares, saberes tradicionais e processos de patrimonialização. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2005 e Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.

 

2016-04-11 06.26.41

  • Marina Aparecida Oliveira dos Santos Correa: Doutora e Mestre em Ciências da Religião – na área de concentração Religião e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora pós-doutoranda pela Universidade Federal de Sergipe – SE, ministra aulas nas disciplinas: Seminário de pesquisa I e II para as turmas de mestrandos e estágio supervisionado I na graduação em Ciências da Religião. Membro e pesquisadora do fenômeno do protestantismo e pentecostalismo brasileiro no GEPP (Grupo de Estudos protestantismo e pentecostalismos PUC-SP). Membro da Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais (RELEP) e Membro do grupo de pesquisa OBSERVARE – Observatório Multidisciplinar de Religiões e Religiosidades, Universidade Federal de Sergipe. Autora do livro: Assembleia de Deus: Ministérios, Carisma e Exercício de Poder. Atualmente é pós- doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, realiza levantamento de dados empíricos nas Assembleias de Deus sobre a sucessão familiar de pastores em seus Ministérios para o pós-doutoramento.

 

Orientações:

  • Doutorado:

Márcia Alves de Carvalho Machado: “Educação para o trabalho no projeto presbiteriano para suas escolas brasileiras”. Início: 2016. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO) – Universidade Tiradentes. (Orientadora: Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento).

  • Mestrado:

– Juracy de Arimatéia Rosa Junior: Mestrando em Ciências da Religião (UFS). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes (2009). (Orientador: Prof. Dr. Luís Américo Silva Bonfim);

Kathia Cilene Santos Nascimento: “Livros e Leitores: mapeamento de impressos protestantes no Brasil (1818-1871)”. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em EDUCAÇÃO) – Universidade Tiradentes. (Orientadora: Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento).

  • Iniciação científica:

– Breno da Costa Loeser: “Dinâmica populacional e experiência religiosa no estado de Sergipe (2001-2016)”. Início: 2016. Iniciação Científica/PIBIC/UFS 2016-17, FAPITEC. Graduando em Design Gráfico. (Orientador: Prof. Dr. Luís Américo Silva Bonfim);

– Karla Monique de Souza Nascimento: “Hagiologia e construção iconográfica dos santos não-canônicos da América do Sul”. Início: 2016. Iniciação Científica/PIBIC/UFS 2016-17. Graduanda em Ciências da Religião. (Orientador: Prof. Dr. Luís Américo Silva Bonfim);

– Márcia Oliveira Gama: “Hagiologia e construção iconográfica dos santos não-canônicos da América do Sul”. Início: 2016. Iniciação Científica/PIBIC/UFS 2016-17, voluntária. Licenciada em História pela Universidade Tiradentes, pós-graduada na especialização em Ensino de História: novas abordagens na Faculdade São Luiz de França, pesquisadora do projeto “Conflitos e negociações no Pós-Abolição: as relações de compadrio e os dados populacionais em Sergipe”. Ficou em 9 lugar no 15 Prêmio Universitário de Monografia da Unit. (Orientador: Prof. Dr. Luís Américo Silva Bonfim);

Raiane Kelly Farias de Jesus Ribeiro. “Brasil, Portugal e Inglaterra: circulação de impressos protestantes e outros impressos educacionais durante os Oitocentos”. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Matemática) – Universidade Tiradentes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento).

© Todos os direitos reservados

Anúncios